Técnico Integrado 2017/1

IFG realiza a aplicação de provas dos cursos técnicos integrados

Alunos aguardam o início das provas do processo seletivo dos cursos técnicos integradosNeste domingo, dia 18 de dezembro, o Instituto Federal de Goiás realizou sua seleção para os cursos técnicos integrados de nível médio. As provas do processo seletivo foram realizadas em Goiânia e nas cidades do interior nas quais o IFG tem câmpus. Em Anápolis, a aplicação transcorreu sem intercorrências e o índice de abstenção foi de 17%. 280 candidatos se inscreveram para as provas no câmpus.

No Câmpus Goiânia, um dos locais de prova da capital, a animação de grupos presentes na porta da Instituição chamou atenção. Desde as 11 horas da manhã, uma hora antes de os portões serem abertos, muitos estudantes acompanhados dos pais e amigos, além de grupos de alunos acompanhados de professores, já estavam esperando para o momento em que os portões seriam abertos.Professores Júlio Rodrigues e Cleidiane Costa animam os candidatos antes do início das provas no Câmpus Goiânia

Para Cleidiane Rodrigues Costa e Júlio Rodrigues, professores de Geografia e História de um colégio particular da capital, fazer esse acompanhamento dos alunos, com direito a música e muita festa, dá a eles confiança para fazer uma boa prova. “Temos uma turma específica em nosso colégio voltada para alunos que querem entrar no IFG. Há muito interesse dos adolescentes de fazerem cursos técnicos na Instituição”, afirmou o docente. A professora ressaltou que, como os concorrentes às vagas são muito jovens e muitos estão fazendo um processo seletivo pela primeira vez, é importante esse tipo de atenção: “desde março os nossos alunos estão se preparando, e hoje, no dia da prova, estamos presentes, prontos para dar a eles o apoio e a animação de que eles precisam. Eles se sentem mais amparados e confiantes com essa força e animação”.

Com sua mãe e irmã caçula, Luiza Tolote aguarda a abertura dos portões do Câmpus GoiâniaTambém esperando o horário da abertura dos portões, a estudante Luiza Tolote Silva dizia estar muito animada para fazer o seu primeiro processo seletivo. A jovem que se inscreveu para fazer a prova do curso técnico integrado de Controle Ambiental do Câmpus Goiânia, um dos cursos com maior concorrência da seleção, estava tranquila: “acredito que estudei o suficiente e por isso tenho esperança de que pode dar certo”. Sua mãe, Cristina Aparecida Silva, que a acompanhava, ressaltou que seria muito bom se a filha conseguisse entrar no IFG: “tenho outra filha que estuda no Câmpus Goiânia: ela faz Bacharelado em Química. Conhecemos a Instituição há muito tempo e gostamos muito daqui. Seria muito bom se a Luiza entrasse também. Estou torcendo!”.

Provas e resultados

Os portões foram abertos às 12h. O exame, que começa às 13h, é realizado até às 17 horas em todas as cidades nas quais o IFG possui câmpus. Na capital, os candidatos fizeram provas nos câmpus Goiânia e Goiânia Oeste, somando um total de aproximadamente 1500 concorrentes. No interior, mais de 3 mil estudantes participaram do processo seletivo. De acordo com membros da coordenação do Centro de Seleção da Instituição, não foi registrada nenhuma intercorrência grave nos locais em que o processo seletivo foi realizado.

O gabarito preliminar será divulgado nesta segunda-feira, dia 19, no site do Centro de Seleção, no menu Técnico Integrado. No dia 20, os alunos interessados poderão entrar com recurso. O gabarito final será disponibilizado no dia 23 de dezembro, e, no dia 29, o candidato terá acesso ao boletim preliminar de desempenho. O resultado final será publicado no dia 27 de janeiro de 2017. De acordo com o edital, as matrículas dos alunos aprovados em primeira chamada serão realizadas entre os dias 30 e 31 de janeiro e 1° de fevereiro de 2017.

Confira informações sobre o processo seletivo aqui.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria/Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis.